Relações com Investidores

Menu

O Setor de Celulose

Perspectiva da Indústria(1)

(1) RISI | PPPC Global 100 Dezembro 2016

O eucalipto foi a espécie com o maior crescimento de demanda de celulose, aumentando 115% entre 2006 e 2016, até totalizar quase 23 milhões de toneladas métricas, com a maioria desse crescimento ocorrendo na América Latina.

O Brasil é o maior produtor mundial de celulose de fibra curta, pois o clima brasileiro favorece o plantio de eucalipto, espécie originária da Austrália, é no Brasil onde as árvores de eucalipto tem a maior produtividade, não somente pelo fator climático favorável como também pelos investimentos em tecnologia florestal. A celulose de eucalipto é responsável por 72% de todo o mercado de celulose de fibras curtas, com uma demanda de 23 milhões de toneladas em 2016.

Ranking de capacidade no mercado BHKP de celulose (000 toneladas)

Fonte: RISI, Hawkins Wright, PPPC and Fibria (Nov 2016)

Preço da Celulose

Os preços da celulose são cotados por região e de acordo com seus Incoterms (ex: FOB, CIF DDU, etc.).

A referência de preço de celulose de fibra curta pode ser encontrada na Bloomberg, com os tickers: FOEXBHKP Curncy (Europa) e FOEXCUS Index (China), os preços são atualizados semanalmente.

Informações sobre o Setor

Extraímos informações de terceiros principalmente de relatórios publicados pelos principais consultores do mercado: Bracelpa - Associação Brasileira de Celulose e Papel, RISI (Resource Information Systems Inc.), PPPC (Conselho de Produto de Celulose e Papel), Brian McClay, Poyry e Hawkins Wright, todas são empresas de consultoria especializadas no mercado de celulose.

Calendário de Paradas Gerais Programadas para Manutenção - Brasil

O calendário de Paradas Gerais de Fábricas do setor no Brasil é realizado pela Comissão Técnica de Manutenção (COMAN). Ele é atualizado periodicamente, para informar o período de parada para manutenção das empresas, auxiliando no planejamento dos fornecedores neste processo. Na ABCTP é possível encontrar o calendário de todas as fábricas: http://abtcp.org.br/atividades-tecnicas/calendario-de-parada-geral/

Última atualização em
Close